28 nov 2015
Postado por

POR TRÁS DA LETRA: ‘Adventure Of A Lifetime’

Para celebrar o “A Head Full Of Dreams”, o CMBR inaugura uma nova seção: ‘Por Trás da Letra’. O objetivo é desvendar um pouco do que há por trás dos versos escritos pelo Chris nas novas canções do Coldplay, de acordo, é claro, com relatos oferecidos por ele próprio e com base ainda, em pesquisas outras realizadas pelo CMBR. Desta maneira, os fãs poderão conhecer mais a fundo o que o letrista propôs com as palavras e frases eleitas durante a composição. É importante ressaltar que, apesar das afirmações, Chris sempre deixou claro que as músicas foram feitas para terem o significado que cada indivíduo decidir dar a elas. Entenda um pouco mais sobre “Adventure Of A Lifetime”, primeiro single do novo disco.
‘Por Trás da Letra’: ‘Adventure Of A Lifetime’
Verso: “Gonna hold up half the sky and say: only I own me”.
Tradução: “Irei sustentar metade do céu e dizer: só eu sou dono de mim”.
  • A expressão veio de um antigo provérbio chinês que afirmava que “as mulheres sustentavam metade do céu”, dito pelo revolucionário Mao Tsé-Tung. As mulheres chinesas estiveram, historicamente, entre as mais oprimidas do mundo. Elas enfrentaram o casamento infantil, o analfabetismo e a prostituição. Mao compreendeu a importância feminina na sociedade e lutou pela igualdade de direitos.
  • Chris contou que “Adventure Of A Lifetime” foi baseada no livro “Metade do Céu – Transformando a Opressão Em Oportunidades Para As Mulheres do Mundo Todo”, dos jornalistas Nicholas Kristof e Sheryl WuDunn, que reúne histórias de mulheres que obtiveram sucesso apesar de terem sofrido experiências assustadoras e até punições por enfrentarem as autoridades de seus países. A obra foi escrita através de relatos encontrados na Ásia, África e América Latina.
  • Existe ainda a campanha “Half the Sky Movement”, que luta pelo fim da opressão das mulheres e meninas ao redor do mundo, tendo sido também inspirada pelo livro apontado acima.
Nas palavras de Chris Martin:
“Ela é o espírito do disco. A letra veio de um livro chamado ‘Metade do Céu – Transformando a Opressão Em Oportunidades Para As Mulheres do Mundo Todo’. Ele fala sobre jovens mulheres que sonhavam em sair de situações loucas. Muito sobre o disco é sobre o poder dos sonhos e de não desistir. Estou orgulhoso dessa música. Para mim, ‘Adventure Of A Lifetime’ define totalmente aonde chegamos como uma banda. É simplesmente o trabalho em equipe definitivo. Eu acho que é a minha música preferida que nós já fizemos”.
Saiba mais:
Compre o livro “Metade do Céu – Transformando a Opressão Em Oportunidades Para As Mulheres do Mundo Todo”: clique aqui e pesquise.
Conheça mais sobre a organização “Half the Sky Movement”: clique aqui.

Compartilhe isso:

ÁreaComentários

Comente no Site

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

FollowColdplaySiga a banda em suas redes sociais: